Sobre o MTB:

 

A bicicleta faz parte do cotidiano das pessoas. Incorporada ao dia a dia das famílias, a bicicleta pode ser encontrada com facilidade em praticamente todas as  casas, por ser desejada e utilizada por pessoas de todas as faixas etárias, e com diferentes finalidades: como meio de transporte, recreação e  lazer, busca  de saúde e qualidade de vida ou, ainda, com finalidades esportivas. Como meio de transporte, desde a Segunda metade do século XIX a bicicleta ganha   significativa popularidade e invade as cidades européias. Econômica e funcional, a bicicleta requer espaço reduzido e pode, ainda hoje, ser considerada como  principal meio de transporte em muitas cidades ou, até mesmo, países. 

 

A recreação e o lazer são as mais populares formas de utilização da bicicleta no  Brasil. Objeto de desejo de crianças e adolescentes, e motivo de integração social para jovens, adultos e idosos, é comum amigos com interesses afins reunirem-se para longos passeios de bicicleta, seja nas montanhas, na  cidade, nas estradas, na praia e, até mesmo, em locais inóspitos e selvagens, mas sempre regados a muita amizade e solidariedade.

 

A  busca  da  qualidade de vida também encontra na bicicleta um bom motivo para a pratica de atividade física. Cada vez mais pessoas preocupadas com a sua  saúde  aderem ao ciclismo, que por sua característica rítmica e cíclica, é ideal  tanto  para  desenvolvimento  dos  sistemas  de energia aeróbico como anaeróbico.  Além  de  desenvolver  o sistema cardiovascular dos praticantes é,  também,  indicado  por  médicos  especialistas  como ótimo exercício para queima de gordura corporal,  desenvolvimento  de  força  e  resistência,  bem como,  o  desenvolvimento  do  Sistema   Nervoso  Central   no   aumento   da capacidade  de  concentração  e o rápido raciocínio trazendo benefícios tanto na vida escolar como profissional.

 

O “esporte do pedal”, por sua vez,  é um dos mais belos e emocionantes, não simplesmente pela associação homem e máquina mas, também, pelo preparo físico, inteligência, arrojo e raça necessários ao atleta.  Além  da  plasticidade das  competições,  a  identidade  do  povo   brasileiro  com   a   bicicleta  vem contribuindo  para  a  rápida  popularização  do  esporte   no  Brasil,   que  já apresenta destaque significativo na mídia, principalmente televisiva.

 

As modalidades do MTB que estão no PROHILL:

 

CROSS COUNTRY MARATONA - O Cross Country acontecerá  no  formato Maratona em um percurso com no mínimo 50 km de extensão em estradas  predominante de terra dentro das especificações e categorias da União Ciclistica Internacional(UCI). A resistência e o desafio fazem parte do XCM que possui muitos adeptos no mundo, principalmente no Brasil. A bicicleta ideal é a HardTail, ou seja, sem amortecedor traseiro e com até 29 marchas as bikes podem encarar as diversas subidas técnicas do XCM. 

 

 

 DOWNHILL -  A  descida de montanha contra-relógio é uma das provas mais velozes e, portanto, a mais técnica do mountain bike.  O percurso com aproximadamente de 2 km inclui pedras, raízes, drops, saltos enormes, curvas e muitos desafios para o atleta. Sem dúvida um dos esportes mais radical do mundo o Downhill é também um dos mais bonitos. Bicicletas super resistêntes e com dupla suspensão podem resistir as técnicas descidas e as piores trilhas.